12/11/2010

MAU CHEIRO NOS PÉS

Todo mundo conhece esse fenômeno, o ” mau cheiro nos pés”. Mesmo as pessoas mais cuidadosas e asseadas podem ter mau cheiro nos pés após andar de tênis ou sapatos, por alguns quilômetros.

Por que os pés têm um cheiro mais forte que o resto do corpo?
Os pés, com mais de 250.000 glândulas de suor, é uma das partes do corpo que mais produz suor. Em um dia, cada pé pode produzir mais de um litro de suor! O odor é causado por bactérias presentes na pele e ao absorver a umidade excretam o excesso, produzindo um odor forte. É perfeitamente normal ter bactérias na pele, e geralmente não produzem um odor ruim, mas o suor atrai provocando o mau cheiro. O suor excretado pelos nossos pés não podem facilmente desaparecer no ar como o suor de nossas mãos. O uso de meias e sapatos propicia um ambiente úmido, perfeito para as bactérias, causando o famoso “chulé nos pés”. Quando você tirar os sapatos, o cheiro que sai é a excreção das bactérias coletada de seus pés, meias e sapatos.
A principal razão para os pés de algumas pessoas (ou mais precisamente, suas meias e sapatos) serem mais perfumado do que a outra é simplesmente por suar mais. Esta é apenas uma das muitas características fisiológicas variáveis dos seres humanos. É por esta razão que, às vezes, os pés mais impregnados têm a ver com a quantidade de suor.

Uma vez que o odor do pé é causado por bactérias que são alimentadas pelo suor, existem duas formas principais para reduzir odores:
* Reduzir a quantidade de bactérias dos pés;
* Reduzir a quantidade de suor dos pés e sapatos.

Para controlar a população bacteriana dos pés, você deve:
* Lave os pés com sabonete antibacteriano;
* Use meias limpas;
* Não use as mesmas meias todos os dias – deixe os sapatos 24 horas ou mais antes de usar novamente;
* Seque bem os pés após o banho, principalmente entre os dedos.

Para reduzir a quantidade de suor de seus sapatos, você deve:
* Use sapatos com boa ventilação ao invés de sapatos apertados e botas;
* Use sempre meias, de preferência de algodão ou outro material que absorve uma grande quantidade de suor, assim que as bactérias não podem se alimentar;
* Usar produtos antiodor nos pés e sapatos;
* Aplicar antitranspirante nos pé

Se essas dicas não resolver o problema em função de o odor ser muito forte, o melhor é consultar um médico. Existe no mercado grande quantidade de medicamentos vendidos sob prescrição médica para a eliminação do odor do pé.

Um comentário:

Bernardino Basas disse...

Va muy bien para el mal olor (cheiro) el talco belensa. Un saludo
Bernardino Basas