12/07/2010

FASCITE X ESPORÃO

Boa parte das doenças que afetam ossos, cartilagens e ligamentos aparecem somente com o passar do tempo. Existem também as que atacam pessoas jovens, saudáveis e que, por incrível que pareça, praticam exercícios físicos.
A Fascite é uma dessas doenças, a inflamação da fascia plantar, um ligamento que se estende por toda sola do pé.
Comum entre os jovens, incomoda muito maratonistas de longa distância.
Uma das formas de evitar que a inflamação apareça é não exagerar nos treinos.
Quando diagnosticada em até seis meses, a Fascite pode ser totalmente curada em mais de 90% dos casos.
Especialistas recomendam o repouso como a melhor forma de curar a inflamação na sola dos pés. Além de afetar corredores, a inflamação pode surgir em pessoas que têm o pé cavo (sola bastante arqueada), em quem está acima do peso ou ganhou quilos muito rapidamente.
A maior parte dos casos de Fascite é tratada com alongamentos. Em situações extremas, aplica-se uma injeção de cortisona no ligamento. Se não funcionar, o paciente pode ser submetido a uma cirurgia, o que ocorre em raríssimos casos.
Confundida também com a doença do Esporão por ter praticamente os mesmos sintomas, a Fascite é provocada por micro traumas na parte de baixo do pé. O Esporão é uma calcificação no calcanhar, uma saliência do osso que pode provocar a dor, e não há muito como evita-la. O problema maior é que quase 50% da população têm saliência óssea natural na região do calcanhar, o que não significa que a pessoa tem Esporão.
O tratamento para o Esporão inclui fisioterapia analgésica e uso de calçados com acolchoamento no calcanhar. Se as dores persistirem, o médico pode recomendar uma cirurgia para raspagem da saliência óssea.
Emagrecer, corrigir com palmilhas a deformidade dos pés (planos, cavos), fazer exercícios corretos (alongamentos), corrigir os calçados (evitar sapatilhas, evitar ficar descalço), procurando-se um calçado com amortecedor no calcanhar e que preferencialmente tenha algum salto, auxiliam positivamente no tratamento.

3 comentários:

Blog da Mary disse...

Olá meninas,
Adorei ter vindo aqui, super interessante suas postagens, ótimo blog.

Obrigada pela visita sejam sempre bem vindas.

Bjs

Adriana disse...

Olá, passo aqui para agradecer a visita ao www.blogtudocomarte.blogpsot.com, e aproveito para parabenizá-las pelo excelente blog, muito interessante e útil. Gostei muito!
Sucesso!
Att.
Adriana

Anônimo disse...

Ola gente! Eu tenho uma perguntinha...existe algo caseiro que se possa fazer pra diminiur a dor da inflamacao dos tendoes do pe?
Lali