04/07/2010

PÉ E CALÇADO

A escolha do calçado adequado é muito importante para a saúde dos pés e para o bem-estar físico do ser humano em geral. O calçado inadequado é uma das principais causas de dores nos pés, e o principal responsável pela má postura, entorses e lesões que não se limitam apenas ao membro inferior.
As mulheres têm 4 vezes mais problemas nos pés do que os homens, devido ao calçado inadequado e principalmente, devido ao uso de saltos altos e bicos finos.
É errado pensar que podemos comprar um sapato que está justo ou um pouco apertado porque passado uns dias já alargou.
O fato de ter alargado com a ajuda do pé, significa que o pé esteve comprimido, apertado e em esforço dentro do sapato. O mais certo é ter provocado dor ou incomodo, o que já não é bom, mas o pior é que certamente provocou alterações ou deformações osteo-articulares e/ou musculo-ligamentares que por vezes não são imediatamente visíveis, mas que no futuro podem ter conseqüências devastadoras para o pé, como os joanetes, os dedos em garra, e os calos ou calosidades, entre outras.
Na realidade um objeto estático como é o sapato nunca pode adaptar-se na perfeição a um órgão dinâmico como é o pé. Isto resulta numa relação de compromisso com os inevitáveis conflitos que qualquer solução de compromisso acarreta.
O tamanho do salto apropriado e indicado para quase todos os adultos é de 2 a 3 cm, uma vez que contribui para a adaptação do pé ao solo artificial e nada ergonômico dos nossos dias.
Sapatos, meias, palmilhas, protetores, devem respeitar a biomecânica do pé, favorecer e permitir o arejamento cutâneo, não impedir a liberdade dos dedos, evitar o deslizamento do pé para a frente e a estabilidade transversal do pé, evitando desequilíbrios e instabilidade do pé.
Evite também usar o mesmo calçados todos os dias, mantendo assim uma variação de atritos e pressões nos pés.
E não esqueça: O sapato adapta-se ao pé e não é o pé que se adapta ao sapato.

Um comentário:

Gabi Mizarela disse...

Adorei os posts, vou voltar mais vezes!
Bjs