12/04/2011

PÉS MASCULINOS - SAIBA COMO TRATÁ-LOS


Especialmente para os homens, é fundamental saber mais sobre como cuidar desses 'coitados', confinados em meias e sapatos durante a maior parte do tempo.
A principal diferença de constituição entre a pele do pé e a pele do restante do nosso corpo está na espessura. A região da planta do pé é mais grossa, a fim de fornecer um revestimento resistente e amortecer os choques. Afinal, são os pés que suportam o peso do corpo todo e nos deslocam constantemente de um lugar para outro. O fato de os pés permanecerem fechados em calçados, muitas vezes inadequados, durante a vida toda, também contribui para o espessamento da pele.

A sola dos pés possui muitas células sudoríparas, glândulas responsáveis pela produção de suor, o que causa a presença de muita umidade nessa parte do corpo.
Para você ter uma idéia, cada pé é capaz de produzir o correspondente a meia xícara de suor por dia.
A umidade, a ausência de luz e o ambiente fechado dos sapatos fazem com que microorganismos, como fungos e bactérias, se desenvolvam bem nessa região, provocando o odor desagradável popularmente conhecido como chulé.











Algumas dicas Antichulé:

Para evitar este transtorno o ideal é caprichar na higiene, usando uma bucha vegetal para massagear as regiões mais endurecidas. Enxágüe bem e lembre-se de secar os pés corretamente, especialmente a área entre os dedos e ao redor das unhas, a fim de diminuir ao máximo a umidade que favorece a multiplicação dos fungos e bactérias. Em dias úmidos uma boa dica é usar um secador de cabelo para ajudar na secagem, antes de calçar meias e sapatos.
Usar um esfoliante específico para os pés uma vez por semana vai deixar a pele macia, sem células mortas e pele endurecida. Escolha uma formulação com esferas abrasivas  e um agente antiséptico, como o óleo essencial de Melaleuca alternifólia, que evita a proliferação microbiana.
Massageie muito bem cada dedo, o calcanhar a sola dos pés, depois enxágüe abundantemente e aplique um desodorante pédico.
E não esqueça: Consulte um Podólogo mensalmente para cuidar do corte correto das unhas e calosidades.

Um comentário:

disse...

Bom dia! Passei aqui para dar uma espiadinha e vi um monte de dicas faceis e muito interessantes Parabéns. Abraço