04/08/2010

INCHAÇO OU EDEMA DOS PÉS

O inchaço ou edema dos pés é uma das queixas mais comuns afetando principalmente pessoas acima de 65 anos, embora possa ocorrer em indivíduos jovens.
Na maioria das vezes é decorrente do acúmulo de líquido nas regiões inferiores do corpo pela ação da gravidade, podendo acometer apenas um ou ambos os pés. Poderá vir acompanhado de dor, vermelhidão da pele, feridas superficiais ou se estender a partir dos pés para pernas e coxas.
Várias condições clínicas estão associadas ao edema dos pés e nem todas representam um problema de saúde mais sério.
Por exemplo, quando permanecemos por muitas horas na mesma posição, como durante uma longa viagem de avião, é comum chegarmos com os pés inchados. É o edema dos pés causado pela ação da gravidade e a imobilidade prolongada.
Muitas mulheres já perceberam que, durante o período menstrual, os pés ficam inchados e após a menstruação voltam a ficar “magrinhos”. Trata-se de uma fase em que, pelas alterações hormonais típicas do ciclo menstrual, existe uma tendência à retenção de líquidos. Uma outra fase da vida das mulheres em que o edema dos pés está quase sempre presente é durante a gravidez, principalmente nas semanas finais antes do parto.
Indivíduos com sobrepeso ou obesidade também podem se queixar de inchaço dos pés, independente de outros problemas de saúde.
O calor excessivo causa dilatação dos vasos sanguíneos, favorecendo o edema dos pés.
Devemos ficar atentos uma vez que o edema dos pés pode ser a manifestação de problemas mais sérios de saúde, como problemas cardíacos, hepáticos, renais, circulatórios, reumáticos e nesses casos deve-se procurar atendimento médico.
Alguns medicamentos como anticoncepcionais, corticóides ou alguns anti-hipertensivos, podem levar ao inchaço dos pés como efeito colateral que, embora possam incomodar do ponto de vista estético, costumam não representar maior risco à saúde.
Causas menos comuns de inchaço dos pés incluem algumas doenças parasitárias, como a Elefantíase, Hipotireoidismo, metabólico-nutricionais ou desnutrição, tumores do sistema linfático, entre outras.
Para diminuição do edema e alívio dos sintomas:
  • Procure manter os pés elevados (por 30 minutos 3 a 4 vezes por dia), preferencialmente acima do nível do coração;
  • Evite permanecer por longos períodos em pé ou sentado na mesma posição com os pés pendentes;
  • Caminhe em intervalos regulares a cada 12 horas para ativar a circulação;
  • Se estiver fazendo uma longa viagem de carro, pare a cada 2 ou 3 horas, se possível, para uma caminhada de alguns minutos;
  • Reduza o consumo de sal
Preste bastante atenção à saúde dos seus pés, pois muitas vezes, eles podem ser um sinal de que algo está errado com seu corpo.
Em caso de dúvida, consulte sempre seu médico para confirmar seu diagnóstico e propor o melhor tratamento.

9 comentários:

@NelCavalcanti disse...

Adorei o blog e o post sobre pés!!!
Tô me policiando pra ter mais cuidado com meus pés, os coitados.... rsrsrs
Obg pela visita la´no blog.
Bjs

Ligia disse...

Olá amiga, excelente postagem sobre cuidados com os pés. Adorei tudo neste blog. Vou voltar mais vezes. Bjs.

Rivas disse...

Oi, a 3 anos tive um bebê de parto cesario e fiquei com a perna e pé esquerdo enchado, já fiz varios exames, mais nem detectou o problema. Gostaria de saber se alguém sabe alguma coisa a respeito dessa infermidade. Obg.

ROSA & MARI disse...

Rivas, esse problema pode ser vascular ou linfático. O ideal é consultares especialistas nessas áreas.
Abraços

Anônimo disse...

Muito boa postagem, gostei muito do blog, geralmente os meus pés costumam ficar inchados tbm mais eu acredito que deve ser edema,por ficar muito tempo sentada e estar sem fazer exercicios fisicos!
Parabéns pelo blog!
Margarete

R GOMES disse...

Bom, tô preocupado com os meus pés, estão inchados há duas semanas. Vou ao PA hoje.

Maysa Caroline disse...

Meu pé direito incha sempre,mas ja fui em vários especialista e não acharam nada,não doi,minha Vó disse que é falta de água,pois quase nunca bebo água,mas só incha um pé?Estranho.... aguardo á resposta!! Bgs Obrigadaa

Anônimo disse...

Estava mesmo precisando de uma orientação sobre inchaço nos pés e essa matéria me mostrou os caminhos. Parabéns!

Lizandra disse...

Realmente muito bom! Estou com os pés um pouco inchados, acho que devido ao calor excessivo que faz em SP. Me ajudou muito. Beijos