A fissura, em geral, é a conseqüência imediata da falta de hidratação, porém todo caso precisa ser avaliado por um podólogo antes da indicação de qualquer tipo de tratamento. Os pés possuem uma pele mais grossa na sola, para facilitar o ato de caminhar e suportar o peso do corpo. Quando esse tecido perde a elasticidade e se rompe pela pressão ao se movimentar, surgem as fissuras e rachaduras.
Existem casos em que as lesões são causadas por patologias como diabetes, hipertensão, obesidade, cardiopatias diversas ou problemas vasculares. Nessas situações, nenhum tratamento terá efeito se um médico não acompanhar e tratar estas doenças.
Para tratar fissuras, o podólogo indica o aumento do consumo de água e da hidratação externa dos pés, com a ajuda de cremes especializados, preferencialmente a base de parafina, lanolina e uréia. Também é necessária a orientação para que o paciente siga os cuidados com o tratamento em casa.
A fim de obter resultados mais eficientes e rápidos, deve-se evitar lixar os pés em casa, principalmente se a fissura sangrar com facilidade. Somente o podólogo sabe a intensidade que pode dar ao lixamento para não romper mais tecidos, agravando o caso. Enquanto existir a fissura, é importante evitar o uso de chinelos e rasteirinhas. A exposição dos pés e o sobre peso são umas das principais causas do ressecamento e das rachaduras.
Não olhe para seus pés somente quando eles reclamam, olhe-os diariamente para mantê-los saudáveis.
Eles agradecem...
Nenhum comentário:
Postar um comentário