13/09/2012

CUIDADOS COM OS PÉS NAS CAMINHADAS



Os pés estão entre as partes do corpo que mais sofrem durante longas trilhas, escaladas e corridas de aventura. Alguns cuidados são essenciais para garantir a performance e não ficar sofrendo com bolhas e machucados.
Entre as patologias que podem afetar esportistas, boa parte está associada às unhas, como encravamento e cortes. Além disso, as solas estão sujeitas a bolhas e calosidades, que podem causar dor e desconforto, enquanto os dedos podem ficar com fungos, que causam mau cheiro e feridas.
Para quem tem dores na parte traseira dos pés, é recomendado o uso de calcanheiras de silicone, que absorve mais de 90% dos impactos.
O uso de vaselina ajuda a evitar o atrito em regiões onde formam bolhas, as quais não devem ser mexidas, exceto em caso de dor intensa, onde é aconselhável fazer uma drenagem furando a base do ferimento com um material esterilizado e próprio para tirar a pele. Depois basta uma bandagem com pomada antibacteriana. Cortar as unhas corretamente, arredondando os cantos, também evita o encravamento e cortes nos dedos laterais.
É importante a escolha do calçado adequado para cada terreno a fim de evitar lesões, bem como o uso de meias de algodão que são mais confortáveis e diminuem o atrito.
Depois dos exercícios, um banho quente e uma massagem podem recompor as partes mais fragilizadas. Um escalda pés com água morna e um pouco de vinagre e álcool por 15 minutos é muito saudável. Cremes especiais à base de arnica ajudam a relaxar a musculatura dos pés.
Também se recomenda uma massagem com cremes hidratantes, que ajudam a aliviar dores e tensões. Pode-se usar massageador ou as próprias mãos, sempre no sentido da ponta dos pés para o calcanhar, se possível com um creme hidratante ou óleo essencial de lavanda, que é calmante.