09/06/2010

ENVELHECIMENTO

Os processos biológicos são definidos pela herança genética e pelo processo natural de envelhecimento celular, o qual todos os seres vivos estão sujeitos.
O estilo de vida está relacionado aos nossos hábitos que podem significar em longevidade ou em envelhecimento precoce.
Desde o nascimento, desenvolvemos nossa capacidade funcional e ela atinge o seu auge na juventude e na idade madura, decaindo com o passar dos anos e, conforme vivenciamos o conjunto de fatores que define o envelhecimento, podemos envelhecer com menos traumas ou mais traumas.


Algumas das maiores queixas dos idosos por ordem de importância são:
-Dor ou problemas nas costas;
-Problemas nas articulações;
-Inchaço nos pés e tornozelos.


Também apresentam relatos de Onicosclerose, Dedos em Martelo, Helomas, Fissuras Calcâneas, propensão a Onicomicose entre outros problemas.
Sabe-se também, que uma ferida em um idoso tem muito mais chance de se transformar em infecção do que em um adolescente, devido ao envelhecimento do sistema imunológico.
O Podólogo deve estar inserido em equipes multidisciplinares de saúde para atuar nos casos em que o idoso necessita de cuidados específicos com os membros inferiores, pois temos conhecimento que, mundial e históricamente, o Podólogo é o profissional que deve cuidar dos pés. Esses cuidados estão presentes tanto na prevenção quanto na promoção da saúde.
A graduação do Podólogo é um avanço inestimável para entender o processo de envelhecimento do ser humano e as necessidades que essas pessoas apresentam no que diz respeito aos cuidados podológicos.
Onicotomia, Podoprofilaxia, Ortopodologia, Terapias em Onicomicoses, Hidratação e Orientação são alguns dos principais cuidados do Podólogo com os pés do idoso.
O Podólogo domina técnicas avançadas e a linguagem podológica científica, para manter uma comunicação com os demais profissionais da saúde, constituindo-se no avanço necessário para a continuidade da Podologia enquanto ciência.