23/10/2009

PODOLOGIA INFANTIL


O diagnóstico e tratamento especializado do pé infantil são fundamentais para assegurar um crescimento correto e prevenir o aparecimento de alterações estruturais e funcionais.
Os primeiros três anos de vida da criança são os mais importantes para estabelecer a forma básica dos pés. Por exemplo, deve haver uma preocupação com as extremidades do pé dos recém nascidos, pois são as zonas corporais de onde se recebe e perde mais calor.
Uma percentagem das alterações nos pés, são herdadas, mas também existe uma percentagem que pode acontecer na cama devido à posição que a criança dorme.
No entanto, é bom lembrar que os problemas podem surgir durante a gravidez devido à posição fetal em que se encontram as pernas.Até os oito meses os pés são constituídos, por cartilagem frágil e muito maleável, dando uma grande mobilidade e flexibilidade.

Já a maioria da estrutura esquelética ainda se encontra em fase de desenvolvimento esquelético.
Sendo os pés das crianças macios e flexíveis, qualquer pressão anormal pode causar deformidades.
Quando a criança se senta em cima das pernas tende a colocar os pés para fora e quando começar a andar, fará em "bicos dos pés".
É nesta fase que se tornam mais evidentes alguns problemas característicos, como o pé plano ou o caminhar com os pés para dentro.
O uso de calçado inadequado pode resultar em diversos problemas, desde as reações cutâneas até as alterações estruturais, comprometendo a forma e a funcionalidade do pé.
Tornou-se alarmante como a moda do sapato feminino chegou aos sapatos das crianças alterando a biqueira dos mesmos e elevando nocivamente o tacão.
Tudo o que force o pé a assumir a forma côncava da planta do pé, como a areia seca, é sempre bom para manter a formação natural dos pés.


ALGUNS CONSELHOS:

- Corte as unhas das crianças quando estiverem dormindo, cuidando para que o corte seja reto;
- Não obrigue a criança a andar sem que ela esteja realmente preparada para fazê-lo;
- A maioria dos ”aparentes” defeitos dos pés durante o primeiro ano são naturais e devem normalizar no decorrer dos anos;
- Se aos três anos de idade continuar a manifestar alterações (dor nos pés, quedas seguidas, dor à noite, alterações na estrutura dos dedos, etc.) deverá consultar um Podólogo;
- Não esqueça que a saúde e os processos de desenvolvimento são mais importantes que o orgulho dos Pais ao verem a evolução dos filhos.


A SAÚDE DAS CRIANÇAS ESTÁ EM NOSSAS MÃOS!!!

19/10/2009

ESTERILIZAÇÃO EM AUTOCLAVE


Esterilização é o processo que promove completa eliminação ou destruição de todas as formas de microorganismos presentes : vírus, bactérias, fungos, etc...
O sistema de esterilização por autoclave utiliza vapor saturado de água, eliminando todo o ar da câmara e proporcionando total segurança para o paciente e o profissional quanto aos perigos da transmissão de doenças infecto-contagiosas nos consultórios com práticas de saúde.
Em recipiente apropriado, os instrumentais são deixados de molho em água e detergente enzimático por 30 minutos. Após, os mesmos são lavados em pia exclusiva com escova plástica e em água corrente. O processo de secagem se dá através de toalha limpa ou descartável. Em seguida, são acondicionados em embalagens apropriadas e levados ao autoclave.