24/05/2009

REFLEXOLOGIA


A reflexologia, massagem no pé com finalidade terapêutica, consiste na aplicação de uma pressão específica nos chamados pontos reflexos do corpo. Tais pontos localizados nos pés possuem ligações com os nossos órgãos vitais e por esse motivo quando são massageados, resultam em prevenções de doenças que estão relacionadas a eles.
A reflexologia não cura as doenças e sim estimula a energia vital em pontos específicos ajudando que o organismo se auto recupere. A pressão exercida no ponto correto do pé relaxa o corpo, descontrai músculos, descontrai vasos sanguíneos, melhora a circulação, estimula a produção de endorfina e serotonina, que são uma espécie de analgésico que o próprio corpo produz contra sensações de dor.
É um tratamento suave, uma ciência fascinante e uma forma extremamente eficaz que proporciona bem estar, conforto e relaxamento, auxiliando nosso organismo a libertar-se de toxinas, stress, cansaço e angustia.

04/05/2009

CALOS


Sabe aquela área rígida na camada superior da pele que se torna grossa, dura e espessa?
Pois é, estamos diante de um Calo duro. A formação do Calo duro, rico em queratina, é uma resposta ao atrito e a pressão constante em que a área é submetida, como no caso de sapatos apertados. Localizados normalmente nos pés, também podem ocorrer em outras partes do corpo, como mãos, cotovelos ou sobre áreas expostas ao atrito. Existem também os Calos moles, que são úmidos e borrachentos e localizam-se entre os dedos do pé, onde o osso de um dedo faz pressão sobre o osso do dedo vizinho.
Embora não sejam nocivos, os Calos podem ser dolorosos e provocar dores agudas. O tratamento consiste na remoção do Calo com desbastamento e extração do núcleo, que é o que provoca a dor. Esse procedimento deve ser realizado sempre por um profissional especializado. O uso de protetores adequados é importante, uma vez que elimina a fonte de irritação da área do Calo, e não esqueça de manter seca a pele da região entre os dedos.